A Hidroterapia ou Fisioterapia Aquática é a maneira de trabalhar a prevenção e a reabilitação das patologias dentro do ambiente aquático, onde o fisioterapeuta é o responsável pela utilização e aplicação de métodos, diferenciados para cada objetivo.
A água e suas propriedades físicas (flutuação, pressão hidrostática, empuxo, densidade e viscosidade) por si só já causam o bem estar do corpo como um todo, principalmente pela leveza proporcionada pela falta de gravidade e a melhora da circulação sanguínea por conta da pressão que a água exerce em todo o corpo imerso. Ainda por se praticar a hidroterapia em água aquecida, isso proporciona o relaxamento de toda a musculatura e o bem estar é aumentado.
Muitos são os benefícios que a fisioterapia aquática traz, o método promove: o relaxamento muscular; diminui espasmos musculares; aumenta o limiar de excitação nervosa, diminuindo a dor; facilita o movimento articular melhorando a amplitude de movimento; aumenta a circulação periférica; reduz edema; promove o fortalecimento muscular; melhora a eficácia da musculatura respiratória; reduz a atuação da forca gravitacional; melhora a autoconfiança do paciente (efeito psicológico); facilita a marcha; melhora os distúrbios do sono; melhora a ansiedade e o stress; e permite realizar a terapia precocemente em pos-cirúrgicos.
O encanto da hidroterapia se dá, devido a facilidade em realizar movimentos e exercícios que em solo são de difícil execução e até mesmo impossíveis, isso se dá pelo fato de que dentro da água o peso corporal é diminuído, e por conta da viscosidade e da resistência da mesma, gera-se a diminuição da dor.
Ainda, a Fisioterapia Aquática se torna lúdica pelo meio em que é realizada e muitas vezes muito mais prazerosa para o individuo que está realizando, pois este, muitas vezes não vê a hidroterapia como um tratamento, sendo assim, realiza-o com mais prazer. Outro beneficio que a hidroterapia traz, é uma melhora rápida graças a possibilidade de realizar os movimentos sem a gravidade e assim, com maior facilidade dentro da água.
A Hidroterapia pode ser realizada em todos os tipos de patologias, dentre elas, patologias ortopédicas, neurológicas, pediátricas, respiratórias, reumatológicas, e o mais importante, a hidroterapia é também preventiva, ou seja, qualquer um pode realizar para prevenir ou evitar a instalação de uma determinada patologia, não tendo que esperar que a mesma se instale para procurar um profissional.
Fisioterapeuta, Especializada em Terapias e Reabilitação em Piscina Terapêutica, Especializada em Estética e Dermato Funcional
Publicado por Cristine Reis