O método pilates hoje caiu nas graças do público. O que será de tão bom que o método oferece?
Vamos lá! Ele foi idealizado pelo alemão Joseph Pilates que denominou sua filosofia como Contrologia. Então esse método é mais que uma simples técnica de exercícios.
Joseph descreve contrologia como sendo “o controle consiente de todos os movimentos do corpo, despendendo o mínimo de energia”.
O Pilates possui 6 princípios básicos que são importantes para execução dos movimentos. Estes princípios são: controle, precisão, centro, fuidez, respiração e concentração. O instrutor deve conhecer, aplicar e explicar estes para seus alunos, pois isso é pilates. Assim como avaliar as necessidades de cada aluno e adaptar o que for necessário para melhor aproveitamento.
A prática do Pilates nos traz os seguintes benefícios:
O Pilates é indicado para diversas públicos e idades, desde crianças a idosos, homens e mulheres. Gestantes podem praticar, mães com seus bebês.
Os 6 Princípios Básicos do Pilates
1 – Concentração: Concentrar-se no movimento que está sendo realizado, isto nos permite um movimento mais eficaz.
2 – Controle: É o melhor recrutamento da musculatura desejada. Ter controle do movimento é evitar contrações musculares indesejáveis, para isso é necessário se concentrar no movimento e realiza-lo de forma suave e harmônica.
3 – Precisão: ele é fundamental para a qualidade do movimento e realinhamento postural, assim controlando o equilíbrio dos diferentes músculos que estão sendo trabalhados no movimento;
4- Centro: mais conhecido como power house é o foco de todos os exercícios do método, pois o fortalecimento dessa musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento com menor gasto energético aos movimentos;
5- Respiração: o método enfatiza a respiração e é o fator primordial no início do movimento, e tem sempre que estar sincronizada com a realização dos movimentos;
6- Fluidez: o objetivo desse princípio é dar leveza ao exercício, com movimentos controlados para que não haja impacto pesados no começo nem no final de nenhum exercício.
Tags:bem estar, coscienza, itu, pilates, qualidade de vida, saúde
Publicado por Melissa Reis